Empresa chinesa arrecadou mais de 24 milhões USD em areias pesadas

A empresa chinesa Africa Greet Wall Mining Development Company que opera desde 2013, na província da Zambézia, já explorou e exportou perto de 500 mil toneladas de areias pesadas na localidade de Deia, distrito de Chinde. De acordo com Almeida Manhiça, director provincial dos recursos minerais e energia da Zambézia, em termos de arrecadação de divisas a empresa chinesa colectou pouco mais de 24 milhões de dólares nos últimos quatro anos.

Em termos de imposto a favor do estado moçambicano, aquela firma pagou ao estado nos últimos quatro anos, pouco mais de um milhão e quatrocentos mil dólares. Só este ano, a empresa já pagou ao estado impostos estimados em mais de 25 milhões de meticais.

Entretanto para fazer face ao processo de carregamento de areais pesadas, a empresa investiu na instalação de um porto flutuante bem nas margens do rio muendene.

Inicialmente a empresa carregava o minério via ferribotes, o processo saía oneroso para a empresa tendo em conta que cada tonelada custa seis dólares a mais das despesas necessárias para o processamento.

Fonte: O país